domingo, 17 de abril de 2011

Panquecas!

Tentando dar seguimento à série de comidas saudáveis e que não se limitem à cenoura ralada com uma fatia de queijo fresco....

As panquecas na verdade serão o conjunto massa+recheio a seu gosto. Mas o mais importante é aprender a massa simples que poderá ser usada em muitas ocasiões e com os mais diversos acompanhamentos.

Ingredientes para uma receita de 10 a 15 panquecas finas:
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher (sopa) amido de milho (opcional, acredite)
2 ovos
sal
1 colher (sopa) óleo de soja
Misture tudo, no liquidificador ou à mão. Se quiser, cozinhe algumas (muitas) folhas de espinafre escorra bem, espremendo até sair toda a água, e jogue no liquidificador. Se não possuíres este extraordinário instrumento de cozinha, pique o espinafre na faca intensamente. Daí a panqueca fica verde! Cenoura cozida deixa a panqueca laranjinha e beterraba cozida deixa a massa rosinha! Olha que fofinho, panquecas coloridas e nutritivas!!! (Você não vai achar tudo isso um monte de viadagem restart quando seu filho se recusar a comer qualquer coisa que pertença ao grupo das "comidas de verdade sem brinde do ben10").
Numa frigideira com óleo (uma ou duas colheres) jogue em torno de uma concha de massa para uma panqueca fina. A primeira geralmente dá errado Ela gruda e desmorona. Até a segunda talvez. Agora se você chegou à metade da massa e ainda não conseguiu fazer uma certo.....bem........Habibs> 08007782828
Pra virar desgrude as bordas da massa já meio cozida da periferia da frigideira e vire com uma espátula, ou, se não se encontra na situação acima descrita, vire a panqueca fazendo o movimento certo com a panela: jogue firmemente a frigideira pra frente dando um impulso pra cima. Dependendo da força que você fizer, a panqueca vira mais ou menos vezes antes de cair na panela de volta. Ou não.

O recheio pode ser variado: frango desfiado e refogado em temperos, cenoura, cebolinha, ervilha, palmito, nada; carne moída (coloque um pouco de molho de tomate e uma colher de farinha de trigo pra dar liga), presunto e queijo, goiabada.....
Enrole com o recheio, tanto na forma de um canudo, como na forma de um embrulho quadradinho. Coma direto ou leve ao forno com molho e queijo.
A massa pode ser usada para qualquer lanche. Uma ideia muito boa é montar em um refratário um ultra-lanche:
panqueca, panqueca, recheio (patês, presunto, queijo, carnes), alface, cenoura ralada, panqueca, panqueca, recheio (patês, presunto, queijo, carnes), alface, cenoura ralada, e assim muitas camadas.
Leve à geladeira essa lasanha fria enorme e corte ao servir. Fica muito bonito esteticamente e bem gostoso.

Coloridas!!!!

PS: Notei que, ultimamente, fico mais blogueiramente ativa quando não tenho tempo e tenho muita coisa pra estudar. Meu ócio não é criativo. Mas meu tempo reservado ao estudo e aprendizagem dos aspectos patomorfofuncionais do ca***** a quatro são extremamente produtivos.

3 comentários: